Aprenda a criar conteúdo profissional para redes sociais, blogs e sites. Atraia consumidores e fidelize clientes com um método cientificamente comprovado.

Um livro de Marketing de Conteúdo é para você?

O livro Marketing Inteligente de Conteúdo (MIC) é indicado para todos que usam ou pretendem usar conteúdo digital com finalidades comerciais, sendo leitura obrigatória para 3 perfis de pessoas:

Empresários, autônomos e profissionais liberais que buscam aumentar seu faturamento usando conteúdo digital como ferramenta.

Profissionais de Marketing, Publicidade e Comunicação que precisam aperfeiçoar ou implantar estratégias de conteúdo nas empresas em que atuam.

Estudantes em geral que querem aprender a trabalhar com Marketing de Conteúdo profissionalmente e com embasamento científico.

Da estratégia à execução, tudo em um único livro!

Este não é apenas mais um livro sobre Marketing Digital e Produção de Conteúdo.

Esta obra é um guia completo e passo a passo que irá ajudar você, por meio de um método com embasamento científico e sem achismos, a criar, executar e mensurar resultados de ações de Marketing de Conteúdo, seja qual for seu nível de conhecimento em Marketing Digital e o objetivo comercial que deseja atingir.

Método + Ferramentas geram faturamento

Chega de desperdiçar tempo e dinheiro com conteúdos que não se convertem em vendas!

Com este livro você entenderá de maneira simples, didática e de fácil leitura o que fazer, como fazer e porque fazer cada uma das ações que compõem uma estratégia completa de Marketing de Conteúdo em um método organizado e cronológico.

Além disso, conhecerá as principais ferramentas usadas por agências reconhecidas e profissionais de marketing experientes para produção de conteúdo, e terá clareza sobre qual usar em cada momento da estratégia.

Por que este método é inteligente?

O Método MIC é inteligente porque reúne instrumentos de 5 áreas de conhecimento.

Com origem no conceito de Design Thinking, que visa resolver problemas complexos de forma inovadora com base na observação do comportamento humano, o Método MIC reúne instrumentos e conhecimentos de Marketing, Inovação, Design, Gerenciamento de Projetos e Administração de Empresas.

Além disso, o Método MIC difere-se das estratégias convencionais de Marketing de Conteúdo, pois apresenta em sua estrutura uma mistura de tráfego pago e orgânico, o que acelera significativamente seus resultados.

O que você encontrará neste livro?

Esta obra traz o conhecimento de um treinamento completo!

Marketing Inteligente de Conteúdo foi escrito para preparar seus leitores com conceitos, estratégias e ferramentas para que sejam capazes de produzir conteúdo digital de maneira eficiente e eficaz.

Nesta obra, em suas 392 páginas, são abordados temas como: Marketing Digital, Publico Alvo e Personas, Jornada de Compra do Consumidor, Funil de Marketing, Inbound Marketing, A Evolução do Marketing (do 1.0 ao 4.0), Marketing Reverso, Marketing Pull e Push, Distribuição e Planejamento de Conteúdo, Gatilhos, SEO, Análise de Tendências, Indicadores de Desempenho e muito mais.

Por que este método é científico?

Métodos Científicos baseiam-se na observação de problemas, entendimento de suas causas, experimentação de soluções e análise de resultados.

O Método MIC (Marketing Inteligente de Conteúdo) foi concebido durante os estudos de pós-graduação stricto sensu de Alexandre Spada, o qual foi objeto de sua dissertação de Mestrado em Design, Tecnologia e Inovação, defendida e aprovada em 2019.

Marketing Inteligente de Conteúdo reúne práticas, ferramentas e estratégias utilizadas pelo autor ao longo de mais de 8 anos atuando como gestor da SFORWEB Agência de Soluções Digitais, atendendo a pequenas e médias empresas de inúmeros segmentos.

Sobre o autor

Alexandre Spada é Mestre em Design, Tecnologia e Inovação; possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios, Especialização em Engenharia Web e Bacharelado em Ciência da Computação.

Spada já esteve à frente de empresas dos setores de entretenimento, distribuição de bebidas e desenvolvimento de software.

Desde 2013 atua como gestor da SFORWEB Agência de Soluções Digitais, empresa focada em desenvolver e implementar soluções completas de Marketing e Vendas.

Suas experiências profissionais são compartilhadas em cursos de pós-graduação, onde leciona disciplinas como Planejamento Estratégico de Marketing, Marketing Digital, Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais, Gerenciamento de Projetos, Empreendedorismo, Inovação, dentre outras.

Dúvidas Frequentes

Resumidamente, Marketing de Conteúdo pode ser entendido como um conjunto de estratégias que tem por objetivo guiar potenciais consumidores por sua Jornada de Compra, do despertar de uma necessidade/desejo à decisão de compra. Tudo é feito por meio  de peças de conteúdo que podem assumir diferentes formatos, como texto, áudio, vídeo e que podem ser distribuídas em múltiplos canais, como redes sociais, blogs, e-mails, etc., conforme a definição da estratégia. 

Consumidores em geral estão cada vez mais resistentes à publicidades interruptivas, invasivas e impessoais. 

Com Marketing de Conteúdo é possível superar este obstáculo, uma vez que ele possibilita que empresas conversem com seu público alvo de maneira natural e espontânea por meio de conteúdos que são do seu interesse. 

Além disso, ao mesmo tempo que o consumidor é educado sobre seus problemas e as soluções para resolvê-los, inúmeros objetivos podem também ser trabalhados, como por exemplo, todas as etapas da Jornada de Compra, o posicionamento, a autoridade da marca, dentre outros.

Mas não é só isso! Estratégias de Marketing de Conteúdo apresentam alta durabilidade, podendo gerar resultados por meses, e até mesmo, anos.

Sim, qualquer tipo de empresa pode utilizar Marketing de Conteúdo para atrair novos consumidores, prepará-los para a compra, engajá-los com a marca e torná-los clientes recorrentes.

Não! Pense no Marketing Digital como um grande motor composto por várias engrenagens. O Marketing de Conteúdo é uma delas!

Sim, o livro Marketing Inteligente de Conteúdo traz de maneira didática e de fácil compreensão todo o embasamento necessário para colocar em prática estratégias de Marketing de Conteúdo, até mesmo se você nunca teve contato com o assunto.

Depende da sua capacidade de execução!

O Método MIC é dividido em 7 estágios que são executados em ciclos que se repetem em um processo de melhoria contínua. Cada ciclo, leva em média, 30 dias para ser executado do início ao fim.

Na maioria dos casos estudados, resultados consistentes aparecem a partir do terceiro ciclo, ou seja, com 90 dias.

Sim, todos os envios serão realizados via Correios.

Trabalhamos com a taxa fixa de R$ 15,00 para envio para qualquer região do Brasil.

O que estão dizendo sobre o livro Marketing Inteligente de Conteúdo?

“Nesta obra, o autor – Mestre Alexandre Spada, consegue transmitir de maneira envolvente, clara e objetiva, o embasamento conceitual sobre Administração de Marketing. Destaque aos 7 estágios do MIC e a forma educativa e desmistificada que aborda o complexo mundo das relações entre clientes e mercado neste instigante universo digital do marketing 4.0. Enfim, um livro de leitura saborosa e altamente recomendado para profissionais dos diversos segmentos de negócio”.

Claudius D’Artagnan Barros

Empresário, membro da Academia Brasileira da Qualidade e da Academia de Letras de Lorena/SP

“O livro de Alexandre Spada é um verdadeiro achado para empreendedores, profissionais autônomos e empresários, sobretudo de pequenos e médios negócios. E é, além disso, um livro muito inteligente na forma de organizar um tema que é, em si, tão cheio de minúcias. Por meio dele aprende-se mesmo (sobretudo quando se é um imigrante digital, como eu) como fazer uso de conteúdos de interesse do consumidor, a fim de conquistá-lo para nossos produtos ou serviços. Recomendo com convicção!”

Marco A. Oliveira

Empresário, antropólogo, professor, consultor e escritor de mais de 15 livros sobre gestão e negócios

“Li e gostei muito do livro! Alexandre é um grande profissional do marketing digital e mostra neste trabalho alguns segredos do seu sucesso: estar sempre atualizado, atento a detalhes e mais do que isso, manter um mindset orientado para inovação constante. Quem é da comunicação digital entende a importância desse conjunto de habilidades. O livro é uma aula! Vale a pena!”

Daniela Garcia

Estrategista, designer de negócios e especialista em reputação de marcas

“Em que pese a minha experiência, confesso que para atender ao propósito de criar conteúdo digital, o autor proporciona ao leitor uma magnífica oportunidade de conhecimento tanto para estudantes e professores quanto para empreendedores e profissionais que buscam atuar na transformação do negócio e evoluir para o mercado digital, sem volta, manifestado pelas progressivas tecnologias de informação e comunicação.”

Henrique Martins Galvão

Doutor em Administração pela FEA-USP, Mestre em Administração pela PUC-SP.

“O livro é um belo material, direto, objetivo e com uma didática ideal para todos os níveis de profissionais, ou futuros profissionais apaixonados pelo marketing. Recomendo!”

Frank Barros de Campos

Consultor empresarial e professor, atuante a mais de 25 anos lecionando disciplinas na área de Gestão Empresarial.

“O livro é maravilhoso, uma verdadeira aula de marketing!
A linguagem é clara, objetiva e de fácil compreensão.
Todo empreendedor, seja ele grande, médio ou pequeno e independente da sua área de atuação precisa desse livro, pois todo o ensinamento e o conteúdo presente neste livro, colocado em prática, não há dúvidas que irá alavancar qualquer negócio.”

Dra. Marcela Abdias

Advogada trabalhista empresarial à 10 anos, especialista ao atendimento de empresas.

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